A Credibilidade do Seu Negócio Online Começa com um Site

Hoje em dia, ter um site é um indicativo de credibilidade e profissionalismo. Se você reparar, toda grande empresa, marca, franquia, loja conceito ou autoridade digital possui domínio registrado, e-mail profissional e um site!

É através desse espaço que empresas conseguem exibir conteúdos institucionais, catálogos de produtos, formulário de contato, “botão” pop-up de contato pelo WhatsApp e Google Maps. Mas, além disso, é possível trazer portfólio, dicas, vídeos e novidades para se diferenciar e gerar autoridade.

Um bom exemplo de tendência em sites é o cartão de visita virtual! Contar com domínio traz muitos benefícios, já que o projeto a ser implementado pode ser tanto simples como complexo. Tudo irá depender dos objetivos de cada negócio ou empresa.

Como dar os primeiros passos?

Essa iniciação em site pode ser complicada para muitos. Mas, todo esse processo pode ser dividido em alguns passos:

1º PassoRealizar o registro do site para você ter um endereço virtual.
2º PassoProfissionalizar o e-mail da empresa criando @ sua empresa. Exemplo: contato@minhaempresa.com.br
3º PassoDesenvolver o site com todas as informações da empresa.

Existem vários tipos de sites!
Pode até parecer, mas, site não é tudo a mesma coisa! Existem funcionalidades e acessos diferentes para cada um deles, indo de encontro com o porte e objetivos de cada empresa. Veja:

Site all-in-one ou landing page:Geralmente usado por profissionais liberais, prestadores de serviços ou para lançamentos de produtos ou cursos, esse é um site simples com uma única página onde todas as informações ficam juntas. O menu do site acompanha a rolagem.
Sites completos:A maioria das empresas optam por esse tipo de projeto. São sites com múltiplas páginas e abas que contam sobre a empresa, os produtos ou serviços, os contatos e ainda resguardam espaço para portfólio, blog e News (notícias institucionais). Ainda existe a possibilidade de utilizarem Landing Page para lançamentos em um subdomínio ou um site voltado para um só o produto.
Sites complexos:Utilizado por bancos, portais, imobiliárias, clubes, organizações – entre outros exemplos – esse tipo de site é desenvolvido com ligações externas (“API’s”), possibilitando acessar bancos de dados externos ao domínio. Eles possuem sistema de gerenciamento de conteúdo dentro de um CMS específico.

Importante frisar que o custo de manutenção de sites fica a partir de R$ 50 e o tempo de desenvolvimento varia conforme o tipo escolhido. Landing Pages são desenvolvidas em cinco dias, sites completos em até 30 dias e sites complexos em até seis meses (dependendo das funcionalidades).

Como garantir o sucesso do seu site?
Mas, só fazer um site não é o suficiente. Um site de sucesso precisa ter a identidade do seu negócio, respeitando os padrões de cores e o logotipo. Depois, é importante pensar com precisão em tudo vai estar dentro dele:

  • Conteúdo Institucional: Além da missão e valores, é importante ter textos e imagens de qualidade da empresa.
  • Linha de produtos e/ou serviços: Fotos (ou vídeos) de qualidade com textos descritivos e informações relevantes.
  • Blog de notícias: Se existe algum profissional responsável para alimentar com conteúdo, é muito válido para a empresa servir de referência em seu segmento e ser encontrada com mais facilidade no Google.
  • Google Maps: Endereço com mapa da empresa para que possa ser localizada.
  • Exibição do feed do Instagram: É bem-vindo, dependo do nicho de negócio.
  • Pixels e Codes do Facebook e Google: Indicado para a mensuração de acessos e aplicação de actions.

Fotos profissionais e textos elaborados por copywriters especializados, como redatores e jornalistas, fazem toda a diferença no resultado final do conteúdo do projeto. Outros itens importantes de serem trabalhados no site são: links das redes sociais, Pop-up do WhatsApp e formulário de contato.

O que o desenvolvedor do seu site precisa entregar?
Além da qualidade em conteúdo e forma visual, o site precisa ser funcional. Esse é uma tarefa exclusiva dos desenvolvedores, experts em tecnologia. É necessário que o site seja:

Responsivo
O layout precisa ter o design adaptável para diferentes navegadores, como Chrome, Safari, Edge, Firefox, entre outros. O site precisa também redimensionar o seu tamanho aos vários tipos de dispositivos: monitores de computadores “desktop”, notebooks, tablets e smartfones.

Navegação intuitiva
Um site bem planejado requer a aplicação de designs UI e UX. A UI desenvolve o layout junto com identidade visual do negócio, tornando a experiência mais cordial e intuitiva. O UX projeta o site de maneira amigável, facilitando a leitura de conteúdo e o acesso às funcionalidades.

Leve
Um site precisa de código limpo e imagens otimizadas para que possa abrir rapidamente, sem carregar o dispositivo do usuário.

Otimizado
Deve aplicar algumas funções de SEO via código para melhorar o scan dos buscadores através da inclusão de tags, palavras-chaves e mini biografias.

Instalado junto ao Google Analytics
Para conseguir mensurar o número de visitantes ao site, é imprescindível que dentro do código fonte tenha o Google Analytics configurado. Anexo a serviços adicionais
Além disso tudo, o desenvolvedor precisa oferecer o serviço de hospedagem de preferência SSD ou VPS com CDN.

Se você precisa de um espaço neste mundo digital e deseja quebrar barreiras atingindo novos clientes, você está no caminho certo! A Lyc desenvolve sites profissionais para qualquer tipo de negócio. Os nossos clientes podem contar com todas as especificações mencionadas e planos flexíveis, além de outros benefícios exclusivos.
Nós usamos cookies para melhorar as experiências dentro do site