O Seu Site Está Preparado / Otimizado para os Novos Algoritmos do Google?

Pois é pessoal, faz um tempo que o Google soltou a notícia de que viriam mudanças no ranqueamento dos sites nos resultados de busca, e que iriam incorporar um novo algoritmo. Esse dia chegou e está valendo.

Os desenvolvedores, otimizadores e gestores, além de se preocuparem com as metas, Keywords, ROI, CPC, CPM, precisam acrescentar FCP, LCP, FID e CLS à sua lista. Essas novas métricas avaliam velocidade, interatividade e estabilidade, ou seja, o nível de experiência do usuário dentro do Google está mais restritivo.

Como o Core Web Vitals afeta o site da minha empresa?

A resposta é simples: quanto melhor for a sua pontuação, melhor será o resultado do tráfego. Teste o seu site aqui e verifique a pontuação.

[TESTE O SEU SITE AGORA]

Veja o exemplo do nosso site sem otimização:


Agora, os resultados após a otimização:

Vamos supor que o site do seu concorrente esteja com a pontuação próxima a 90 em todos os quesitos, ou que se somando o total, ultrapasse o nosso score. Automaticamente o Google irá dar preferência aos resultados de busca para este concorrente, no tráfego orgânico e também no tráfego pago. O concorrente poderá alcançar as primeiras posições investindo o mesmo que você ou até menos. Ou seja, um site otimizado para performar também no LCP, CLS e FID coloca o seu site na frente do concorrente no tráfego orgânico e no pago.

A parte complexa do processo fica para o pessoal do marketing interno, o dev, e agências.

Agências conceituadas e desenvolvedoras de sites seguem os métodos SEO nos seus projetos. Vale a pena mencionar aqui como deveria ser o seu site, seguindo as boas práticas antes do Core Web Vitals.

As boas práticas em preto já eram praticadas na implementação SEO, que engloba o Core Web Vitals, as quais o seu site já deveria possuir.

Mobile Friendly

O seu site precisa garantir uma navegabilidade nos celulares e tablets, com fluidez na navegação. Por exemplo, usar fontes grandes, imagens e conteúdo que se adaptam na vertical e horizontal. Oferecer uma boa experiência

Navegação Segura

O seu site precisa ter o cadeado ao lado do endereço ex: lycbr.com, isso demonstra que o site possui uma camada a mais de proteção na criptografia de segurança do servidor. Um site sem essa criptografia tem menos prioridade para o Google mostrar. Verifique se o seu site é http:// e com criptografia SSL https://

Se aparecer o cadeado “https”, maravilha! Se não, peça ao desenvolvedor do seu site para incluir.

Sem interrupção na leitura por elementos voadores

Evite incluir pop-ups que prejudiquem a navegabilidade do usuário, principalmente na versão mobile. O Google também está de olho nisso.

Agora, o que mais deve ser levado em conta na implementação SEO + Core Web Vitals

FPS (Fist Contentful Paint)Essa métrica é o tempo de abertura do conteúdo principal de uma página.
LCP (Largest Contentful Paint) – Velocidade de CarregamentoEssa métrica considera o tempo de abertura e carregamento total da página, com todos os elementos. O usuário não gosta de esperar! Preferencialmente, o site precisa abrir os principais conteúdos em 2 ou 3 segundos.
FID (Fist Imput Delay) InteratividadeEssa métrica é o tempo de resposta, por exemplo, quando o usuário clica em um botão e a ação ou resultado demora para acontecer. Por ser necessário esperar um script ser executado, “o site fica ocioso”.
CLS (Cumulative Layout Shift) Estabilidade VisualEssa métrica é o resultado do que ocorre dentro do site, por exemplo, da versão mobile vertical ou horizontal. Imagine que você está lendo um conteúdo na vertical, vira o celular na horizontal e acaba perdendo a linha, ou aparece um banner inesperado, prejudicando a leitura e movimentando o layout.

Qual o investimento para adequar o meu site ao novo Algoritmo do Google?

Se você fez o teste e verificou que a pontuação está baixa, é essencial que as otimizações sejam feitas. Porém os valores podem ser variados, cobrados por hora ou por projeto fechado. Muitas vezes, pelo site ser antigo e ter sido desenvolvido em uma linguagem desatualizada, é mais viável começar do zero.

Nós usamos cookies para melhorar as experiências dentro do site